
Andrea Roberto, Itália
Nasceu em Foggia (Itália) em 26 de outubro de 1995. Iniciou os seus estudos de guitarra aos 4 anos com o seu pai. Com 9 anos foi admitido no Conservatório de Foggia “U. Giordano” na classe do guitarrista Sandro Torlontano que o levou a conseguir um diploma de honra aos 14 anos. A partir daí, decidiu seguir o guitarrista Aniello Desiderio em Nápoles e Academia Internacional de Koblenz na Alemanha. Concluiu os seus estudos no Conservatório de Maastricht (Holanda) com o guitarrista Carlo Marchione.
Na sua carreira artística podem-se enumerar várias experiências e prémios que o levaram a tocar em vários países, entre os quais: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda, Finlândia, México, Argentina, Brasil e Estados Unidos da América. Em 2010 recebeu o prémio Valter Cococcia reservado ao mais jovem diplomado de todos os conservatórios de Itália; em dezembro de 2012 venceu o 1º Prémio do Concurso Andrés Segovia de Pescara; em outubro de 2013 obteve o 1º Prémio no Concurso internacional Stefano Strata em Pisa; em abril de 2016 ganhou o 1º Prémio do Concurso Internacional de Twents na Holanda. Em julho de 2016 obteve o 1º Prémio no Concurso Internacional José Tomás de Petrer (Espanha).
Em 2017 gravou o seu primeiro CD “A Viagem da Guitarra Italiana” em Valência com a JSM Guitar Records e entrou no projeto europeu Euro Strings que lhe permitirá atuar em 14 festivais europeus.