Cursos de Dança 2019

Data: 6 a 8 de abril
Local: Orfeão de Leiria

Descrição:

Cursos de dança e performance, orientados por professores e coreógrafos nacionais e estrangeiros.

Trata-se de uma atividade de crucial importância para o desenvolvimento e conhecimento de novas aprendizagens para crianças e jovens, onde surge a possibilidade destes tomarem contacto com diferentes géneros e profissionais de dança, experienciarem outras formas de aprendizagem, estimular a criatividade, quer em contexto de grupo quer em partilha de experiências.

Os alunos poderão optar por aulas avulso, por packs diários ou de dois dias, divididas por 3 níveis diferentes de ensino, sendo muito mais apelativo e enriquecedor o trabalho dos dois dias.

 

PROFESSORES

Luís Malaquias

Luís Malaquias, leiriense, iniciou a sua formação em dança com os professores Cláudia Cardoso, Nuno Carvalho e Yolexis Santana. Licenciou-se pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa em 2012, destacando o trabalho com os professores Vanda Nascimento, Ruth Silk, Barbara Griggi, José Grave, Amélia Bentes, Madalena Xavier e Teresa Ranieri. Trabalhou como bailarino com os coreógrafos Benvindo Fonseca, Daniel Cardoso, Ricardo Ambrózio, Bruno Duarte, Nuno Gomes, Margarida Belo Costa e Elson Ferreira, São Castro e António Cabrita, Luís Marrafa, entre outros e com os professores/ensaiadores Maria João Lopes, Caia Sampaio e Rui Reis; para o Quórum Ballet – Companhia de Dança Contemporânea, para a Companhia de Dança de Almada e enquanto freelancer. Neste contexto teve oportunidade de dançar em múltiplos palcos de Portugal continental, da Madeira e de países como Polónia, Croácia, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Roménia, Holanda, Luxemburgo, Brasil e China. Lecionou regularmente dança contemporânea entre 2010 e 2018 em instituições como Annarella – Academia de Ballet e Dança; Arabesque – Academia de Dança e Quórum Academy. Lecionou, no mesmo período e sobre o mesmo tema ou enquanto coreógrafo convidado, workshops em várias escolas da zona de Lisboa, incluindo a Escola Superior de Dança, o Centro de Artes de Marvila e a escola Almadança. Em 2018 teve oportunidade de coreografar pela primeira vez profissionalmente para a CaDA, contribuindo em conjunto com Bruno Duarte para a criação da peça “A Invenção da Resposta”. Ainda em 2018 desenvolveu o projecto “Video-dança”, que se concretizou no primeiro filme produzido pela CaDA em colaboração com a produtora Mares do Sul – “The Art of Losing” da realizadora Cristina Ferreira Gomes sobre a peça homónima de São Castro. Actualmente é bailarino do elenco fixo da CaDA e aluno do primeiro ano de licenciatura em osteopatia da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches.

 

Maria João Lopes

Nasceu em Lisboa em 1977, iniciou os seus estudos de dança aos seis anos de idade na Academia de Dança de Setúbal sob a orientação de Maria Bessa e António Rodrigues, durante a sua formação trabalhou igualmente com diversos professores. Licenciada em Dança, ramo Interpretação Criação, pela Escola Superior de Dança de Lisboa e Mestre em Programação e Gestão Cultural pela ULHT, assume o cargo de professora ensaiadora e diretora de cena da Companhia de Dança de Almada desde Agosto de 2004. Foi bailarina na CeDeCe Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal, participando na maioria dos espectáculos em Portugal e no estrangeiro, teve a oportunidade de trabalhar com diversos coreógrafos com destaque para, Darshan Singh Buller, Olga Roriz e Gagik Ismailian entre outros, ainda como bailarina fez parte do elenco da Dançarte Companhia de Dança, da Companhia de Dança de Almada e da Luzzo Fluidans Cia (Curitiba – Brasil). Como professora de dança trabalhou com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Estúdio Sétima Posição, Conservatório Regional do Algarve, Gaia Cia de Dança (Natal – Brasil) Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba – Brasil), Companhia de Dança de Aveiro, Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada, Círculo de Dança de Lisboa, Coral Luísa Todi de Setúbal no Projeto Show Choir com a Maestrina Gisela Sequeira, Fórum Dança de Lisboa, Conservatório Regional de Artes do Montijo e Escola de Música e Artes da Aroeira.

 

Joana Inês Santos

Licenciada em Dança – Criação e Interpretação pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Foi-lhe atribuída uma bolsa no âmbito do programa Sócrates-Erasmus, frequentando o Institut Del Teatre, em Barcelona.Em 2017 finaliza o Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança de Lisboa.De diversas ações de formação, destaca: Workshop “Mind and Movement”, por Catarina Carvalho, bailarina da companhia Wayne McGregor; formação em “Mímica Clássica e Repertório para alunos de dança clássica” –  por Cristina Maciel, ex-bailarina da CNB; curso intensivo de Verão “Gaga Movement’”por ex-bailarinos da Batsheva Dance Company (Barcelona); curso “Treino em Dança” (Professor Doutor Luís Xarez – Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa); entre outros.É certificada no método Progressing Ballet Technique. Criou em 2013 o seu projeto pessoal Melodium que junta música original do compositor André Barros, com violoncelo ao vivo, dança clássica e dança contemporânea.É professora de Técnica de Dança Clássica no curso vocacional e livre na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR) e professora de dança clássica, dança contemporânea para adultos e barra de chão na Associação de Dança de Leiria (ADDDL). Neste momento é a responsável artística do projeto Soma (projeto que leva a dança a pessoas com deficiência), coreografando e dirigindo as aulas de dança inclusiva na Associação de Dança de Leiria.

 

Joana Sousa

Natural de Caldas da Rainha (1994). Em 2002, ingressou na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha onde iniciou os seus estudos em Ballet, Dança Criativa e Dança Contemporânea. Em 2008, integrou o Grupo Experimental de Dança (GED) onde foi intérprete de peças de Rui Lopes Graça, Bruno Cochat e Daniel Cardoso. Em 2012, iniciou a Licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. No ano curricular 2014/2015 terminou a Licenciatura em dança na ArtEZ Institute of the Arts, Arnhem, Holanda. Frequentou cursos, workshops e masterclasses com professores e coreógrafos como Catarina Moreira, Maria Luísa Carles, Linda Kapetanea e Jozef Frucek e David Zambrano. Destaca os nomes de coreógrafos, professores e bailarinos com quem trabalhou durante a sua formação em ArtEZ Institute of the Arts: Cristina Leitão, Michael Garber, Ime Essien, Tony Vezich, Aryeh Weiner e Eva Karzack. Dançou a peça “She He Shenanigans” de Maurice Causey e a peça de reportório “Suite Suite Suite” de Marco Goecke em vários palcos na Holanda. Em Setembro de 2015, iniciou a F.O.R. (Formação Olga Roriz). Em Novembro de 2017, integrou o projeto “Integro Dance Beyond”, com Vangelis Legakis (Yoga e Chig Gong), David Zambrano e Milan Henrich (Flying Low e Passing Through), Rosemary Wallace (Integrated Cranial Biodynamics) e Kam Thye Chow (Thai Massage). Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança, e leciona na Academia Mdance (Lisboa) e no StudioK (Leiria).

 

Elsa Arrais

Com formação académica em Engenharia do Ambiente, é desde sempre uma apaixonada pelas artes em geral, tendo já participado na organização e condução de várias oficinas em eventos dedicados à arte na primeira infância. Actualmente é autora do blog BrincaComigoMama.com onde explora, sempre com foco na liberdade individual de expressão, as mais variadas vertentes criativas com bébes e crianças.

 

 workshop de Pantomima (+ 10 anos)

A pantomima faz uso de técnicas da mímica, agindo sem proferir palavras, para contar uma história dentro do bailado e ao som da música, auxiliando assim cada personagem a debruçar-se sobre a narrativa através de gestos específicos. Neste workshop os alunos aprenderão a diferenciar o conceito de pantomima e mímica, bem como as suas principais características. Aprenderão também um repertório geral de gestos de pantomima bem como um excerto de pantomima adaptado do Bailado Coppélia.

 

 Workshop de Flying Low Dance Technique (10 aos 14 anos)

Este workshop tem como principal foco a relação do bailarino com o chão. A estrutura da aula contem movimentos simples em diferentes variações envolvendo a respiração, a velocidade e a libertação de energia ao longo do corpo de forma a ativar a relação entre o centro e as articulações, movendo o corpo dentro e fora do chão de uma forma mais eficaz. A aula é composta por trabalho a par e frases de movimento, nas quais se trabalham as leis da física: coesão e expansão. A Aula começa num estado de quietude na qual é pedido aos alunos para lerem o seu corpo numa posição vertical. É pedido igualmente uma conexão não só com o seu corpo mas com todo o ambiente à sua volta: o ar, o chão, a energia de todos os corpos que os rodeiam. Esta quietude muda para a corrida e o cruzamento entre os corpos no espaço, correndo para a frente, para trás e em círculos criando uma rede entre todos. O corpo está constantemente em espiral quer esteja em quietude ou em movimento. Estas ajudam o bailarino a ver-se a ele mesmo, ao espaço e a tudo o que o rodeia de todos os lados e em todas as perspetivas, sabendo sempre o que existe ao nosso redor enquanto estamos a dançar.

“When you are standing, the whole room is standing. When you are moving, the whole room is moving.” David Zambrano

 

 Workshop “Abril a várias mãos” ( 3 aos 9 anos)

Um momento de exploração sensorial dedicado aos cravos de abril, onde o som, o movimento e as artes plásticas se irão fundir em tons de preto, cinzento e vermelho, para dar lugar a uma obra coletiva.

 

FOLHETO 2019

PREÇÁRIO / FICHA DE INSCRIÇÃO

Inscrição on-line:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzj9KcfxD4EjeduIcGJRC1uSTwsT3rWccbrzXCaIXuWHdpZw/viewform