Estágio de Orquestra de Cordas
16 a 21 de Dezembro de 2017
Data: 16 a 21 de Dezembro de 2017
Horário: 9h30 às 19h30
O principal objetivo desta iniciativa é proporcionar uma oportunidade de partilhar novas experiências musicais importantes para a formação dos alunos/executantes e a possibilidade de adquirirem noções importantes ao seu desenvolvimento musical.
Neste estágio, os participantes têm a possibilidade de trabalhar um repertório destinado à formação de orquestra de cordas com professores de elevada experiência artística, o que proporcionará, deste modo, uma oportunidade de partilhar novas experiências musicais importantes para a sua formação.
O Estágio destina-se a todos os estudantes de música, independentemente do seu nível musical.
Este estágio é realizado em parceria entre as Escolas: Escola de Artes SAMP e Escola de Música do Orfeão de Leiria com o Agrupamento de Escolas D. Dinis e será dirigido pelos Maestros Luís Casalinho e Daniel Miguéis.
Luís Miguel Antunes Casalinho, começou os seus estudos musicais com o maestro António Cordeiro Gonçalves na filarmónica de S. Cristóvão da Caranguejeira. Estudou depois no Sport Operário Marinhense com o prof. Luís Silva. No Conservatório Nacional de Lisboa estudou com os profs. Jorge Trindade, Jaime Carriço e terminou o 8º grau com Rui Martins. Licenciou-se em instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra com o prof. Etienne Lamaison. Em 2012 conclui o Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros no instituto Piaget de Almada, onde estudou com os profs. Alberto Roque, André Granjo, Délio Gonçalves, José Brito e Jean-Sebastien Bereau. Trabalhou também em master-classes com Mitchell Fennel, Félix Haushwirth, José Pascual Vilaplana, Jo Conjaerts, Baldur Bronnimann entre outros. Dirigiu orquestra/bandas tais como Filarmónica da Caranguejeira, Bidoeira de Cima, Mões, Banda Sinfónica do Exército, Banda Sinfónica da PSP, Wind Band of College of New Jersey, Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra de Sopros de Leiria.
Atualmente é maestro da Filarmónica Pedroguense (Pedrogão Grande) e da Orquestra de Cordas Luís Freitas Branco do Orfeão de Leiria e é professor de clarinete do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música de Coimbra.
Daniel Miguéis, natural da Figueira da Foz, iniciou os seus estudos musicais com o Mestre António Henriques, no Solfejo e Violino. Ingressou posteriormente no Conservatório de Música David de Sousa, tendo estudado com os professores Marylin Brito, Maria do Mar, Vera Alemão e Jacinto Neves. No Ensino Superior, estudou com os professores Zoltan Santa, na Universidade de Aveiro e Valentin Stefanov na Universidade de Évora, onde concluiu a Licenciatura. Na disciplina de Música de Câmara, estudou com os professores Helena Marinho, João Vale e Paul Wakabayashy.
Em Orquestra, foi membro da Orquestra Para-Sinfónica Juvenil do Centro, sob direção do maestro Virgílio Caseiro e da Orquestra Tuttiensemble dirigida por João Ventura. Tem participado em alguns projectos orquestrais ligados à música ligeira e, mais recentemente, foi membro da orquestra no projecto “ópera na Prisão”.
Ainda em Orquestra, participou em diversos estágios e projectos, tendo trabalhado com os maestros Bruno Martins, Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros, Christopher Bochmann, Ernst Schelle, Vassalo Lourenço, David Gimenez, Luís Carvalho, Robert Houlihan, Rodolfo Sanglibeni e Jean Sebastien Bereu.Com a Orquestra das Beiras, trabalhou com o maestro Vassalo Lourenço, acompanhando os solistas André Fonseca, Isabel Alcobia, Liliana Bizineche, Jorge Vaz de Carvalho, Paulo Ferreira e José Carreras. Com a Orquestra do Algarve, trabalhou sob direcção do maestro Cesário Costa, actuando conjuntamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.