XII Master Classe de Guitarra

DATA DO EVENTO: 05-06-2017 a 07-06-2017

Destina-se a alunos de todos os níveis com o mínimo de um ano de estudo do instrumento. Os alunos terão aulas com os três professores. Os aspetos principais a abordar nas aulas serão interpretação, análise, digitação, técnica, som, postura e relaxamento.

A master classe terá início no dia 5 de julho, pelas 10h00, e todos os inscritos deverão estar presentes. O número máximo de participantes é de 25 alunos.

PROFESSORES

Bogdan Mihailescu, Roménia

Com 25 anos, Bogdan Mihailescu já foi convidado para atuar em numerosos festivais no mundo inteiro, como França, Itália, Roménia, Espanha, Portugal, Finlândia, Austrália, Brasil, Argentona e no México, onde deu recitais, concertos e masterclasses.

Nascido em Bucareste na Roménia, Bogdan Mihailescu começou a estudar guitarra aos 10 anos. Aos 17 anos tocou o Concerto em Dó Maior de António Vivaldi com a Orquestra Nacional da Rádio de Bucareste, na sala de concerto “Mihail Jora”.Depois de ter terminado os seus estudos no Conservatório “George Enescu” na classe de Liviu Georgescu, Bogdan foi para Paris para estudar com Judicael Perroy no Conservatoire d’Aulnay sous Bois.

Em 2011, recebeu a melhor nota/distinção no concurso de entrada para o Conservatoire National Supérieur de Paris, onde estudou com Olivier Chassin et Laurent Blanquart. Ao mesmo tempo vai recebendo conselhos de Judicael Perroy.Foi premiado nos seguintes concursos internacionais:
– 1º prémio, Concurso Internacional “José Tomás”, Espanha; 1º prémio e prémio do público no Concurso Internacional de Adelaide, na Austrália; 1º prémio no Concurso Internacional “Terra Siculorum”, na Roménia; 1º prémio no Concurso Internacional de Sinaia, na Roménia; 1º prémio no Concurso Internacional de Iasi, na Roménia; 2º prémio no Concurso Internacional “Spring Music” (Viseu), Portugal; 3º prémio no Concurso Internacional “Andrés Segóvia”, Alemanha.

Inspirado por outros instrumentos transcreveu obras como o Nocturno op.9 nº2 de Chopin e os três andamentos do Concerto Italiano (cravo) de J. S. Bach.
Bogdan é um guitarrista patrocionado pelas cordas Savarez e toca uma guitarra uma guitarra de Jim Redgate.

 

José Mesquita Lopes


Profissionalizado pela ESML, com o Curso Superior de Guitarra da AAM Lisboa, Licenciado em Composição pela ESML e Doutorado pela UA, José Mesquita Lopes, foi premiado em vários concursos nacionais e internacionais de guitarra e composição. José Mesquita actuou nos mais importantes festivais e salas do país e, também, em Espanha. As suas obras estão a ser editadas na AVA Editions e no CIMP (on line) e também em editoras estrangeiras. Gravou vários CDs e Vídeos com obras suas e de outros compositores. Possui, também, uma vasta experiência como docente (da Iniciação ao Mestrado, tendo cerca de duas dezenas de alunos premiados em concursos nacionais e internacionais) e maestro. Orientador e júri de várias teses de mestrado e doutoramento e em concursos de guitarra. Atualmente é professor no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.

 

 

Ilda Coelho


Licenciada pelo Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha) e Mestre em Ensino de Guitarra, Ilda Coelho é docente no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Apresenta-se em concerto regularmente com diversas formações. Foi júri convidado em concursos nacionais e internacionais de guitarra e orientou diversas masterclasses. Os seus alunos são frequentemente laureados em concursos nacionais e internacionais