O Festival
O FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA
O FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA
A edição do Festival Música em Leiria de 2018, constituída na sua maioria por concertos musicais, estando também presente a dança, com a apresentação, em antestreia, da peça de “A meio da noite” da Companhia Olga Roriz, decorrendo ao longo de 6 semanas, cruzando diferentes géneros musicais.
Apostando numa lógica de interculturalidade e internacionalização, pretende-se trazer à região de Leira artistas e projetos artísticos de relevo no panorama nacional, completada com a presença de uma artista universalmente elogiada – Ute Lemper – criando ainda espaço para a presença de projetos formativos e para divulgação de jovens talentos nacionais.
A presença de artistas nacionais já consagrados e mais representativos nas suas áreas de intervenção, como é o caso de Maria João, Nuno Côrte-Real, Nuno Pinto, Sérgio Carolino, João Gil ou Olga Roriz, é complementada com a participação de jovens músicos ainda em fase de formação, como é o caso da Orquestra Estágio de Sopros de Leiria, dirigida por André Granjo e do Coro da Universidade de Aveiro, e ainda de jovens músicos em início de carreira.
A partilha de experiências artísticas entre músicos consagrados, estudantes e até estruturas locais não profissionais, como é o caso do Coro do Orfeão de Leiria, são momentos únicos de enriquecimento pessoal, social e artístico, permitindo interações artísticas e culturais e ao mesmo tempo mantendo uma filosofia de cruzamento de géneros musicais.
A importância dada à criação e valorização do património musical português está presente em diversos programas, desde logo no concerto de abertura – Agora Muda Tudo, de Nuno Côrte-Real, ou na Ketevan Cantata de Vasco Negreiros, em estreia nacional e que conta com a participação de músicos indianos, vindos propositadamente para o concerto, tal como no programa das Portugoesas que será apresentado no Teatro Stephens, na Marinha Grande, ou ainda com a obra Missa Brevis de João Gil, que será apresentada na Igreja do Mosteiro da Batalha.
A dispersão dos diversos locais dos concertos, dentro e fora de Leiria, para lá de pretender chegar e captar um número mais alargado de público, contribui também para valorização das infraestruturas culturais e do património histórico existente na Região. Em 2018 manter-se-ão concertos nos concelhos da Batalha e da Marinha Grande, para além de Leiria.
António Vassalo Lourenço
Diretor Artístico