,

Inscrições 2018/2019

QUERES APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO?

Estão abertas as inscrições até 30 de abril para:

– Curso Básico de Música (Regime Articulado e Supletivo)

– Curso de Iniciação da Música (6-9 anos)

– Cursos em Regime Livre

Regime Articulado (GRATUITO):

Podem ser admitidos no Curso Básico de Música em regime Articulado os alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade. Podem ser igualmente admitidos alunos em qualquer dos anos do Curso Básico de Música lecionados em regime Articulado, nos termos da legislação aplicável. Obriga à integração dos alunos numa turma especialmente dedicada ao ensino artístico especializado, na escola do ensino regular com protocolo com o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), cumprindo um plano de estudos próprio.

De frequência gratuita, os cursos são financiados a 100% pelo Ministério da Educação.

Agrupamentos de Escolas com protocolo com o OLCA: Agrupamento de Escolas D. Dinis; Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (Escola Básica 2,3 José Saraiva); Agrupamento de Escolas da Batalha; Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente (Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte e Escola Básica 2,3 Guilherme Stephens).

Regime Supletivo:

Podem ser admitidos no Curso Básico de Música em regime Supletivo os alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade. Podem ainda ser admitidos alunos em qualquer dos anos do Curso Básico de Música em regime Supletivo desde que, através da realização de provas específicas, demonstrem ter os conhecimentos e capacidades necessários à frequência em grau com desfasamento anterior não superior a dois anos relativamente ao ano de escolaridade que o aluno frequenta.

Regime Iniciação (6-9anos):

As Iniciações em Música destinam-se a alunos que frequentem o 1º ciclo do ensino básico. Poderá ser parcialmente financiado pelo Ministério da Educação.

Instrumentos lecionados:

Acordeão, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Harpa, Oboé, Órgão de Tubos, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violeta, Violino e Violoncelo.

Plano de Estudos:

O plano de estudos base dos Cursos de Iniciação e Básico de Música é constituído pelas disciplinas de Formação Musical, Classe de Conjunto e Instrumento.

Regime Livre:

Para os alunos que querem aprender música num contexto mais abrangente, sem obrigatoriedade de cumprir um plano de estudos.

Neste regime, além dos instrumentos que são ensinados no regime Articulado e Supletivo poderão ainda aprender Baixo Elétrico, Bateria, Canto Jazz e Guitarra Elétrica.

 Provas de Seleção para os Cursos de Iniciação, Articulado e Supletivo:

  1. Inscrições de 1 de fevereiro a 30 de abril de 2018.
  2. Os testes tímbricos serão realizados no dia 5 de maio de 2018.
  3. As vagas existentes por instrumento e por turma serão afixadas durante a 2ª quinzena de maio 2018.
  4. Prova de Aptidão Musical (só Articulado) 5 de Maio de 2018; Prova de Execução Instrumental 12 e 19 de maio 2018.
  5. Os resultados serão afixados nas instalações da EMOL entre o 5 e 11 de junho de 2018
  6. Matriculas de 12 a 22 de junho de 2018.

Inscrições para provas de seleção: 10€

A inscrição para realizar a prova só é válida, mediante entrega de ficha de inscrição nos serviços administrativos e pagamento da mesma.