O Orfeão de Leiria tem o prazer de anunciar o II Ciclo de Órgão de Leiria, uma iniciativa que visa valorizar o património organístico da região de Leiria e divulgar a música escrita para este instrumento.
Este projeto dá continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, que foi um sucesso de público e de crítica, tendo-lhe sido reconhecido o seu caracter inovador e diferenciador na região de Leiria, pois é o único que se dedica exclusivamente à promoção e divulgação da música para órgão e do património organístico existente.
O II Ciclo Internacional de Órgão de Leiria pretende consolidar e ampliar o trabalho iniciado em 2023, alargando o seu âmbito geográfico e artístico, e contribuindo para o enriquecimento cultural e musical da população da região de Leiria.
Neste ano, o ciclo alarga-se à cidade de Fátima, com um concerto na Basílica de N. Sra. do Rosário de Fátima, contando com a parceria da Diocese de Leiria-Fátima, do Santuário de Fátima e do Inatel. Este concerto, que internacionaliza o ciclo, será interpretado pelo organista belga, Luc Ponnet, no imponente órgão da basílica, sendo este um dos maiores instrumentos do género em Portugal, contando com 90 registos e cerca de 6500 tubos.
O ciclo oferece cinco concertos, todos de entrada gratuita, que exploram o repertório específico para cada órgão, desde o período barroco até ao contemporâneo, passando pelo harmónio, um instrumento que também merece ser reconhecido pelo seu valor musical.
Como novidade neste ciclo dá-se a conhecer um instrumento histórico, o Harmonio-Celesta, um instrumento distinto pela sua exclusividade e alquimia sonora, no concerto que juntará a voz da soprano Manuela Moniz aos sons do Orgue-Celésta da casa Mustel, tocado pelo organista João Santos, desafiando mitos e estigmas, e reafirmando-o como um instrumento autónomo e independente.
Os concertos contam com a participação de outros organistas de renome que irão interpretar obras de compositores portugueses e estrangeiros, dando a conhecer a riqueza e a diversidade da música para órgão.
Esta é uma oportunidade única de apreciar a arte e a música que emanam destes instrumentos, que são verdadeiras obras de arte.
Venha assistir aos concertos do II Ciclo de Órgão de Leiria e deixe-se encantar pela beleza e sonoridades da música que faz vibrar estes instrumentos.
Esperamos por si!