
“Oração à Luz”
beOMNI Expression | Joana Moreira e Miguel Maduro-Dias (Criação, Co-produção, Performance)
Espectáculo interdisciplinar entre a Ciência e a Espiritualidade
Data
17 de abril de 2025 às 20:30:00
Classificação Etária
M/6
Local
Auditório do Orfeão de Leiria, Leiria
Entrada
gratuita
Sinopse
O espectáculo interdisciplinar Oração à Luz nasce a partir do primeiro trabalho discográfico da Plataforma. O objectivo primordial é o de disseminar a palavra-mestre de Guerra Junqueiro, que difunde a Luz como fonte primária de vida; como génese; como criação! O lirismo filosófico, que traça um nítido e puro diálogo entre a Ciência e a Religião, o Mundano e o Espiritual, descrito pelo poeta, foi musicado pelo compositor Alfredo Teixeira, quase como numa pintura: cada canção com o seu universo próprio, com a sua identidade muito bem definida. E, também, por vezes, cada uma delas com uma constante metamorfose de microclima para microclima.
Uma viagem esplêndida e introspectiva, que vai ao encontro e faz jus às palavras do próprio Junqueiro: O homem é um Universo reduzido. Que cada um pudesse deixar-se narrar – e teríamos a mais maravilhosa história do Mundo!
Poesia, Música, Luz, Movimento, Encenação, Vídeo e Sonoplastia
aliados numa narrativa que, trespassando o limite do artístico,
se funde com a vida do dia-a-dia, do Homem, do Real.
Programa
Narrativa entre a Ciência e Espiritualidade, beOMNI Expression
Oração à Luz (selecção de canções), Guerra Junqueiro (Poema) e Alfredo Teixeira (Música)
Intervenções sobre o poeta e a obra, Henrique Manuel Pereira e Alfredo Teixeira
Ficha Artística e Técnica
Guerra Junqueiro, poema
Alfredo Teixeira, música e comentário
Joana Moreira, piano
Miguel Maduro-Dias, voz
Henrique Manuel Pereira, comentário
Biografia
A beOMNI Expression foi co-fundada por JOANA MOREIRA e MIGUEL MADURO-DIAS com um propósito aparentemente simples: criar um espaço onde sejam constantemente desafiados a evoluir. Ambos têm formação superior clássica em Música, mas sentem que a sua expressão não se deve cingir apenas a uma arte. Na beOMNI Expression, há que ser plural como o Universo!, ser inteiro, ser todo em cada coisa, tal como Fernando Pessoa escreveu, e é assim que os projectos criados são vistos: um diálogo que cruze várias formas de expressão, para levar ao público visões renovadas de obras já criadas e obras que estejam para nascer.