
“Unir.o.Mare”
Duo Unir.o.Mare (guitarra e bandolim) & Mariana Amado (bailarina)
Estreia absoluta do tema original Last Gate for Paris de Unir.o.Mare.
Data
11 de abril de 2025 às 20:30:00
Classificação Etária
M/6
Local
Auditório Municipal de Pombal
Entrada
Sinopse
Alegria, intensidade, dinâmica, profundidade e beleza são algumas das palavras que descrevem este concerto intimista. Unir.o.Mare é um projeto musical que visa a comunhão de várias culturas musicais do mundo. Sendo Rairton Lima (Bandolim) e Pedro Ferreira (Guitarra) provenientes de países diferentes tornam a combinação musical rica em timbres e influências musicais. O público poderá embarcar numa viagem sonora ao passado por vários géneros, compositores de renome mundial, assim como escutar a própria música original do dueto. Além disso, este terá a oportunidade de assistir pela primeira vez ao vivo a música original “Last Gate for Paris”, com a bailarina mexicana Natalia López Fonseca.
Programa
Hamilton D'Hollanda - Santa Cecília
Zequinha de Abreu - Tico tico no Fubá
Ferrer Trindade - Canção do Mar
Zeca Afonso - Vejam Bem
Zeca Afonso - Canção de Embalar
Antonio Vivaldi - Allegro do concerto em Lá menor
Yamandu Costa - Samba pro rapha
Adriano Correia de Oliveira - Cantar de Emigração
Unir.o.Mare - Despedida
Mozart - Marcha Turca
Astor Piazzolla - Libertango (Participação da bailarina Natalia López Fonseca)
Unir.o.Mare - Last Gate for Paris (Participação da bailarina Natalia López Fonseca)
Jacob do Bandolim - Santa Morena
Ficha Artística e Técnica
Duo Unir.o.Mare
(Pedro Ferreira, guitarra | Rairton Lima, bandolim)
Mariana Amado, bailarina
Biografia
Pedro Ferreira, natural de Tomar, iniciou os estudos em guitarra elétrica. Formou-se em Guitarra Clássica no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar e concluiu a licenciatura/mestrado na Escola Superior de Artes Aplicadas/IPCB, com nota máxima na disciplina de guitarra.
Ao longo do seu percurso participou em masterclasses com artistas nacionais e internacionais e obteve prémios em concursos nacionais de guitarra. Gravou quatro CDs com o Coro Autêntico, um deles participando como guitarrista no quarteto de guitarras da ESART em estreia de obras contemporâneas portuguesas.
Após o mestrado aprofundou os seus estudos em guitarra clássica com Francisco Franco (2020/21) e no estudo do jazz com Mário Delgado (2022/24). Atualmente, é professor no Orfeão de Leiria e no Sport Operário Marinhense e atua regularmente em projetos como “DeepVoices” e “Unir.o.Mare”.
Rairton Lima, natural de Guaramiranga (Ceará, Brasil), iniciou o seu percurso como autodidata em guitarra aos 7 anos. Aprofundou os seus conhecimentos no Projeto de Música FUNCI, em Fortaleza, estudando harmonia e improvisação na música popular brasileira. Aos 17 anos, tornou-se professor de guitarra elétrica e clássica.
Descobriu no bandolim o seu instrumento principal, estudando com os mestres Jorge Cardoso e Macauba do Bandolim. Desenvolveu um estilo inovador, combinando diferentes géneros musicais. Como solista, participou no Concerto para “Dois Bandolins em Sol Maior” de Vivaldi”, acompanhado pela Orquestra Sinfónica da UECE.
Entrou na licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), integrando grupos instrumentais e a Orquestra de Bandolins do Estado do Ceará. Em 2021, mudou-se para Portugal, onde atua como professor e instrumentista, apresentando-se regularmente em concertos. Leciona bandolim e é também nos projetos “Crescer com Música” e “Mozartinos” do Orfeão de Leiria.