
“Viagem musical: geografias, estilos e épocas”
Quarteto Chiado (violoncelos)
Data
12 de março de 2025 às 19:30:00
Classificação Etária
M/6
Local
CDIL – Igreja da Misericórdia, Leiria
Entrada
gratuita
Sinopse
O programa deste concerto é variado, composto por adaptações e arranjos de obras conhecidas do grande público. A espiritualidade, temática de relevo na expressão de vários compositores, bem como as danças populares, darão o mote inicial. De seguida entramos no universo que nos uniu e nos apaixona, a ópera. Por fim, propondo uma diversidade expressiva de linguagens distintas e que convida o público numa viagem por várias geografias, estilos e tempos, terminaremos com temas calorosos da América do Sul.
Programa
Bruckner, Locus iste
Forino, Preghiere
Popper, Gavotte
Dvorak, Mazurka
Fauré, Pavane
Bizet, Carmen
Rossini, Rapsódia
Shostakovich, Valsa
Jobim, Luísa
Pixinguinha, Carinhoso
Gardel, Por una cabeza
Ficha Artística e Técnica
Quarteto Chiado
Carolina Matos, Ajda Zupančič, Luís Clode e João Matos (violoncelos)
Biografia
Carolina Matos, Ajda Zupančič, Luís Clode e João Matos são membros da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Motivados pelo desejo de dinamizar o violoncelo e a sua capacidade sonora, encontraram nesta formação a possibilidade de explorar repertório através de uma via distinta de se apresentarem ao público. Iniciaram o primeiro contacto em 2022 seguindo-se a primeira apresentação no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos, no ano seguinte.
Desde então, têm vindo a realizar concertos em diferentes contextos como são exemplo o Festival Artes por Cá, em Alter do Chão e o IV Festival de Violoncelo À Corda, em Coimbra. Em setembro de 2024, realizaram no Panteão Nacional o concerto de abertura do Festival Encontros Sonoros Atlânticos, promovido pela Associação Francisco Lacerda, onde interpretaram obras em estreia mundial. Recentemente, numa coprodução com o CLP-Camões, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OPART), o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) e o Instituto Camões, o Quarteto Chiado deslocou-se à Índia, para a realização de um concerto inserido nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões promovido e organizado pelo Consulado Geral de Portugal em Goa.