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“Volta ao Mundo em 80 Imagens” (obras de Bach, Tchaikovsky, Paulo Bellinati e F. Moreno)
Canticum (Quarteto de Guitarras)
Data
18 de maio de 2025 às 17:00:00
Classificação Etária
M/6
Local
Edifício da Resinagem, Marinha Grande
Entrada
Sinopse
O presente programa sugere uma viagem musical por diversos estilos, épocas e regiões: partindo da música imortal do compositor barroco alemão J. S. Bach, passando pelas melodias intemporais do bailado russo Quebra-Nozes de P. I. Tchaikovsky – que tantas vezes nos assaltaram a imaginação com as suas danças – e pelos ritmos brasileiros de P. Bellinati, esta viagem termina com uma série de postais (Estampas, de F. Moreno-Torroba), onde através de oito imagens sonoras se descrevem cenas distintas da Espanha rural.
Programa
J. S. Bach (1685-1750) - arr. S. Nixon & L. Lévesque
Aria BWV 1068 & Badinerie BWV 1067
P. I. Tchaikovsky (1840-1893) - (arr. A. York)
Suite Quebra-nozes, op. 71ª
Marcha – Dança da Fada do Açúcar – Dança Russa Trépak – Dança Árabe – Dança Chinesa – Dança das Flautas de Pan – Valsa das Flores
Paulo Bellinati (1950-)
Baião de Gude
F. Moreno-Torroba (1891-1982)
Estampas
Dançando um Fandango Com Estilo – Estuário – A Ceifa – Festa na Aldeia – Amanhecer – O Casamento – Caminho do Moinho – Jogos Infantis
Ficha Artística e Técnica
Dejan Ivanović, guitarra
Gonçalo Gomes Gouveia, guitarra
José Carlos Carvalho, guitarra
Tiago Alexandre, guitarra
Biografia
Dejan Ivanović nasceu em Tuzla (Bósnia e Herzegovina), em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stankovic e Vojislav Ivanovic na Escola Primária e Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb. Participou em masterclasses de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Costas Cotsiolis, Valter Dešpalj (violoncelo), Michael Steinkühler (viola da gamba) e Igor Lešnik (percussão). A sua carreira profissional começou simultaneamente com o estudo superior (1994-1998). Atuou nalguns dos mais prestigiosos Festivais de Música como Festival de Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti para o lugar de Artista Residente), Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg, Porto — Cidade Europeia da Cultura e Guitarra Viva (Croácia), entre outros. Atua também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com flautista Vasco Gouveia, violoncelista Jed Barahal, guitarrista Masakazu Tokutake, soprano Ana Ester Neves, Quarteto de Cordas Lyra, etc. É o vencedor do 1º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13º Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998); 1º Prémio do 3º Concurso Internacional da cidade de Sinaia (Roménia, 1998); 1º Prémio do 17º Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (Herradura, 2001); 1º Prémio e Prémio do Público no 35º Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tarrega (Benicássim, 2001); 1º Prémio do 4º Concurso Internacional de Creta (Arhanes, 2005). Colabora regularmente com várias orquestras como a Orquestra Real de Câmara de Wallonie (Bélgica), Orquestra de Benicássim (Espanha), Orquestra de Câmara da Eslováquia, Orquestra Sinfónica de Vojvodina (Sérvia), Orquestra Sinfónica das Beiras, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma forte aceitação por parte do público e da crítica. A sua discografia a solo é constituída por CD Recital na Laureate Series da NAXOS (2002) com obras de Matilde Salvador, Anton García Abril, Frederic Mompou, Richard Rodney Bennett, Malcolm Arnold, Gordon McPherson e Francisco Tárrega, e por CD Mediterraneo (gravado em 2001, aguarda publicação) com obras de Boris Papandopulo, Vicente Asencio, Antonio José Martinez Palácio, Joaquín Rodrigo, Carlo Domeniconi e Mario Castelnuovo-Tedesco. Integra desde 2004, juntamente com o guitarrista grego Michalis Kontaxakis, o Duo de guitarras Kontaxakis-Ivanovich. O primeiro CD deste Duo, intitulado Les Deux Amis e gravado pelo produtor Hubert Kappel em Colónia (Alemanha), foi lançado em 2010 pela Editora KSGEXAudio. Em 2005 cria o Festival Internacional Guitarmania em Lisboa do qual é diretor artístico até 2010. É desde 2007, professor de guitarra no Departamento de Música da Universidade de Évora. É doutorado em Música/Musicologia desde Março de 2015.
Gonçalo Gomes Gouveia, tem formação em guitarra e em direção e é Mestre em Música – Direção Coral pelo Instituto Piaget de Almada (2012) e Licenciado em Música – Guitarra pela Escola Superior de Música de Lisboa (2006). Estuda com J. Diniz, P. Nagy e D. Ivanović (guitarra) e P. Lourenço, S. Coker e C. Tasher (direção coral). Detém ainda uma Pós-Graduação na Área de Docência de Música pela Universidade Aberta (2016), o reconhecimento como Docente Especialista em Música, atribuído pelo Conselho Científico da Escola de Artes da Universidade de Évora (2017), e o Curso de Doutoramento em Música e Musicologia, componente curricular, pela Universidade de Évora (2021). Como complemento à sua formação artística frequentou também diversos cursos e masterclasses de guitarra, música de câmara e direção coral. Frequenta atualmente o programa de Doutoramento em Música e Musicologia da Universidade de Évora (2020).
Como instrumentista apresenta-se em diversos palcos do país, quer a solo, quer colaborando com diversos agrupamentos como a Orquestra Portuguesa de Guitarras (2004, C. Bochmann), Orquestra Metropolitana de Lisboa (2008, M. Zilm), Coro ECCE Ensemble (2014, P. Lourenço), Ensemble de Guitarras da Universidade de Évora (2021, C. Bochmann), Orquestra da Universidade de Évora (2021, P. Amaral), Coro e Orquestra Cetóbriga (2023, G. Lourenço), e integrando o Duo Mediterraneus (2009), o Trio Orpheus (2014), o Quarteto Canticum (2015), entre outras formações. Funda e dirige o Ensemble de Guitarras da Universidade de Évora (2013). Participa no CD Project Bochmann Guitar (2023), com produção de D. Ivanović e captação de M. Kontaxakis, gravando seis obras a solo e de música de câmara, com lançamento previsto para 2025.
No âmbito da música vocal, funda e dirige o Ensemble VOCT (2003) e o Coro de Câmara de Setúbal (2004), dirige o Coro Odyssea (2006), o Coro Mateus d’Aranda e o Ensemble Vocal Manuel Mendes da Universidade de Évora (2020). Enquanto cantor integra o grupo vocal ECCE Ensemble (2019, P. Lourenço). No campo associativo, assume a direção da Associação Coral Vozes de Lisboa (2011) com a qual desenvolve projetos como o Festival VOCALIZZE e o Festival Coral de Verão. Integra ainda integra os corpos dirigentes da Associação do Festival de Música de Setúbal (2015) e da Associação Portuguesa de Música Coral (2017), com as quais mantém uma colaboração regular.
Inicia a sua atividade docente em 2002, destacando-se a lecionação e desenvolvimento de projetos nas instituições Conservatório Regional de Palmela (2006, docente de Guitarra e Coro), Conservatório Regional de Setúbal (2007, docente de Guitarra, Ensemble de Guitarras e funções de Coordenador de Departamento), Instituto Piaget – ISEIT e ESE de Almada (2010, docente de Guitarra, Música de Câmara, Técnica de Direção e Ateliê de Coro) e Universidade de Évora (2013, docente de Guitarra, Música de Câmara, Ensemble de Guitarras e Coro).
José Carlos Carvalho nasceu em Alcácer do Sal. Iniciou os seus estudos musicais na academia de Música e Belas Artes Luísa Tody, em Setúbal.
Ingressou no Conservatório de Música de Lisboa, onde concluiu o curso de Guitarra na classe do professor José Diniz, tendo frequentado também a classe de Música de Câmara do Maestro Fernando Eldoro. Estudou Análise e técnicas de Composição com Carlos Caires e Maria de Lurdes Martins.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento e Master Classes de guitarra em Portugal e no estrangeiro com David Russel; Carlos Bonell; Abel Carlevaro; Robert Brightmore; Carlos Barbosa Lima; Robert Aussel e Alberto Ponce. Estudou particularmente durante dois anos com o guitarrista croata Dejan Ivanović.
Tem realizado apresentações públicas, quer em concertos de professores, quer em agrupamentos de música de câmara.
É licenciado e mestre em ensino da Educação Musical pelas Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal, respetivamente. Presentemente, leciona Educação Musical na Escola D. João I e é professor de Guitarra no Conservatório Regional de Setúbal, desde a sua abertura, em 1988.
Tiago Alexandre começou os seus estudos musicais tardiamente, aos 18 anos, no Conservatório Regional do Algarve, sendo aluno de Eudoro Grade. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a licenciatura em 2012. Teve como professor de instrumento António Jorge Gonçalves, e como professores de Música de Câmara Fernando Fontes, Olga Pratz e Nuno Inácio.
Em regime de Masterclass, em Portugal e no estrangeiro, trabalhou com alguns dos nomes fundamentais do panorama guitarrístico a nível mundial: Sérgio Assad, Odair Assad, Michalis Kontaxakis, Dejan Ivanovic, Roland Dyens, Hubert Kappel, Marco Socías, Gaëlle Solal, entre outros.
Iniciou a sua atividade letiva no Conservatório de Música de Olhão em 2008. Entre 2009 e 2010 lecionou na Academia de Música de Orquestra de Tejo (atualmente Conservatório de Lisboa), e em 2011 começou a trabalhar no Conservatório Regional de Setúbal, onde se mantém até à data presente, tendo tido também uma passagem pela Academia dos Amadores de Música de Lisboa.
Para além de explorar a habitual vocação solística do instrumento, a sua carreira performativa tem tido um foco particular na Música de Câmara. Entre outros projetos teve dois Quartetos de Guitarras dedicados à música contemporânea, um Duo de Guitarras com o colega de longa data Mickael Viegas, duos com Flauta, Violino, Canto, Piano, Clarinete e Violoncelo. Teve também participação em projetos interdisciplinares, nomeadamente com Teatro e Dança Contemporânea.