top of page

21 MAR

Image-empty-state.png

AVONDANO XXI: 4º Concerto comentado

Mafalda Nejmeddine (cravista e musicóloga)

Data

21 de março de 2025 às 18:30:00

Classificação Etária

M/6

Local

Igreja de S. Francisco, Leiria

Entrada

gratuita

Sinopse

AVONDANO XXI é um projeto de divulgação cultural sobre o património musical português do século XVIII e a forma como pode ser valorizado no século XXI. Trata-se de uma tournée de dez concertos comentados baseados na primeira edição crítica das sonatas para tecla de Pedro António Avondano (1714?-1782). Neste concerto serão interpretadas ao cravo as Sonatas I, III, IV e VI, acompanhadas por comentários sobre as práticas de composição do século XVIII e a maneira como estas obras são recuperadas e editadas nos nossos dias, para ganhar uma nova vida nos espaços escolares e culturais do século XXI.

Programa

Pedro António Avondano (1714-1782)

Sonata IV em Ré maior

Allegro – Minuete - Sonata I em Dó maior - [Allegro]

Sonata III em Dó maior

Allegro – Andante - Allegro

Sonata VI em Fá maior

[Allegro] - [Grave] - [Allegro]


Notas de Programa:

Pedro António Avondano nasceu em Lisboa e foi batizado a 16 de abril de 1714. Era filho de Pietro Giorgio Avondano, violinista genovês que trabalhou na Capela Real portuguesa e que lhe terá ensinado a tocar violino. A ligação profissional de Pedro António Avondano à música remonta a 8 de outubro de 1756, altura em que assinou o novo livro de entradas da Irmandade de Santa Cecília, organização que, na época, regia a atividade profissional dos músicos em Lisboa e arredores. Dois anos mais tarde, era violinista da Orquestra da Real Câmara e um empresário na área da cultura, de cuja atividade se destaca a criação da Casa da Assembleia onde realizava bailes e concertos para a comunidade estrangeira residente em Lisboa. Pedro António Avondano desempenhou estas atividades em simultâneo até ao seu falecimento, que ocorreu em Lisboa, a 19 de março de 1782. Ao longo da sua vida compôs obras de música sacra e profana, salientando-se algumas oratórias e uma ópera, que chegaram aos nossos dias. Compôs também obras de música de câmara, entre as quais se encontram nove sonatas para tecla e vários minuetos, que foram compostos para os referidos bailes. Alguns membros da comunidade que frequentava a Casa da Assembleia levaram manuscritos musicais para o estrangeiro e propiciaram a impressão de uma sonata para tecla e três coleções de minuetos em Londres, contribuindo para que a música de Avondano passasse a ser conhecida internacionalmente na época.

O programa deste concerto inclui quatro sonatas para tecla de Pedro António Avondano, iniciando com aquela que foi a mais conhecida na época: a Sonata IV. Esta sonata foi impressa em Londres, por volta de 1770, e depois copiada, conservando-se hoje também em manuscritos dispersos por bibliotecas de Espanha, França e Alemanha. É uma obra representativa do modelo de sonata em voga em Portugal, no século XVIII, caraterizado por começar com um andamento rápido e terminar com um minueto (dança cortesã a três tempos). As restantes sonatas nunca foram impressas e circularam apenas através de manuscritos. A Sonata I tem um único andamento e destaca-se pela ornamentação constante e singela, que enaltece o seu caráter galante. Já a Sonata III apresenta três andamentos contrastantes a nível do tempo e do caráter. Após a agitação do andamento inicial, Avondano inclui um andamento calmo no qual predominam melodias em estilo cantabile. A obra termina com um andamento ao estilo de um minueto, mas com um tempo mais vivo que o habitual, estabelecendo assim uma ligação com o seu andamento inicial. Por fim, será interpretada a Sonata VI, composta também por três andamentos contrastantes, na qual os cruzamentos de mãos e a inerente virtuosidade, bem como as melodias graciosas e galantes constituem um verdadeiro exemplo da escrita para tecla de Pedro António Avondano.

Ficha Artística e Técnica

Autoria e Interpretação: Mafalda Nejmeddine

Produção: AcademyOn

Biografia

Mafalda Nejmeddine é cravista e investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) na Universidade de Évora. Doutorada em Música e Musicologia pela Universidade de Évora na especialidade de Interpretação, é especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata portuguesa para tecla. Diplomada com o Curso Complementar de Piano (Academia de Música S. Pio X, Vila do Conde), a Licenciatura em Música - Cravo (Escola Superior de Música de Lisboa), o 1º Prémio de Cravo (Conservatório Superior de Paris-CNR) e o Mestrado em Estudos da Criança - Educação Musical (Universidade do Minho). Desenvolveu uma série de trabalhos que envolveram a investigação, a interpretação e a divulgação do repertório português para tecla dos séculos XVIII e XIX. É autora de edições musicais e discográficas, bem como de artigos sobre a música portuguesa para tecla deste período. Gravou dois CD's em instrumentos de tecla históricos com a estreia discográfica da coleção "Sei sonate per cembalo" de Alberto José Gomes da Silva (cravo José Calisto de 1780, National Music Museum, Vermillion, EUA, 2018) e de "Sonatas portuguesas dos séculos XVIII-XIX" (pianoforte Muzio Clementi & Co. de c. 1810, Palácio Nacional de Queluz, 2023). Realizou diversos recitais e conferências-concerto com obras inéditas deste repertório e uma tournée nacional de divulgação do seu primeiro CD, com o apoio da Fundação GDA. Foi consultora científica e participou nos documentários "Reencontro" e "Sonoridades portuguesas do passado" de Fouad Nejmeddine realizado sobre os seus dois CD's. Em 2020, editou a partitura do "Miserere de Villa de Conde" de António da Silva Leite, e nos anos seguintes apresentou a estreia moderna desta obra e publicou sobre os órgãos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, para o qual a obra foi composta. É autora da série documental "Mestres e Sons Lusitanos", sobre compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX, e do projeto "Avondano XXI", baseado na primeira edição crítica das sonatas para tecla deste compositor, ambos financiados pela Direção-Geral das Artes. Atualmente desenvolve o projeto de investigação "Identidade da Música Portuguesa: Padrões do Repertório para Tecla (1750-1834)", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) no CESEM/Universidade de Évora.

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Morada

avenida 25 abril, n.º 117
2400-265 Leiria

Latitude: 39.7472701
Longitude: -8.8145667

Contactos

244 829 550

938 238 700

geral@orfeaodeleiria.com

Logos Institucionais.jpg
livro_reclamacoes-500x-207-w.png

Envie-nos uma mensagem

Obrigado pelo envio!

2021©Orfeão de Leiria | Estabelecimento de Ensino integrante de rede pública financiado pelo Ministério da Educação através de Contrato de Patrocínio.

bottom of page